Sabia que …
… as Algas Kombu facilitam o processo digestivo?
Para melhoraria da digestibilidade e diminuição da flatulência, a nossa nutricionista aconselha juntar uma porção de alga marinha Kombu à água de demolhar e cozer as leguminosas.
Experimente !

As leguminosas são uma fonte de proteína de origem vegetal, sendo alimentos muito ricos nutricionalmente, proporcionando elevados benefícios para a saúde dos consumidores É recomendável combinar as leguminosas com cereais ou com outros tipos de leguminosas, de forma a obter os aminoácidos em falta e a proteína ser mais idêntica às fontes de alto valor biológico (carne, pescado, laticínios e ovos). Quanto à gordura, possuem uma quantidade muito reduzida e não têm colesterol na sua composição.

Sabe qual a recomendação por dia?

A Roda dos Alimentos recomenda a ingestão de 1 a 2 porções de leguminosas por dia. O que equivale a 80g de leguminosas cozinhadas (3 colheres de sopa).

São um excelente alimento, pelo que o seu consumo deve ser promovido ao longo do ciclo de vida.

Sabia que …

… O azeite é composto maioritariamente por ácidos gordos monoinsaturados, predominando o ácido oleico. Além disso, destaca-se a sua capacidade antioxidante, proveniente de componentes como a vitamina E, carotenoides e compostos fenólicos e ainda, desempenha um papel fundamental na diminuição de risco cardiovascular.

O azeite não deixa de apresentar um elevado valor energético e, como tal, o seu consumo deve ser moderado. De acordo com as recomendações devem ser ingeridas, diariamente, 1-3 porções de gordura, das quais deve ser privilegiado o azeite (1 porção = 10g de azeite = 1 colher de sopa = 90 Kcal).
O azeite é uma gordura de excelência tão típica da nossa identidade, pelo que deve elegê-la como principal fonte de gordura na sua alimentação, embora de forma moderada.

 

Sabia que as castanhas…
São uma excelente fonte de energia, apresentam na sua composição nutricional hidratos de carbonos complexos (absorção lenta) e tem um poder bastante saciante. E ainda uma excelente fonte de vitamina C, E, B9 (ácido fólico), potássio, magnésio e fibra alimentar. Tem um baixo teor de gordura bem como é rico em água.
As castanhas são um bom substituto da massa, arroz e batata, os típicos hidratos de carbono adicionados aos pratos das refeições principais. É importante existir uma harmonização equilibrada, quando tiverem as castanhas como parte integrante da refeição.
Neste dia, o ditado é antigo: “No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho”. Quem cumpriu a tradição de comer castanhas, e com moderação? 🌰🍂🍁